Trabalhos Apresentados no IV Seminário Integrador do PIBID e II Seminário Integrador do Programa de Tutoria
HOMO MACHINALIS
ROMEO,
Ewerton Viegas – Bolsista Subprojeto da Licenciatura em Língua Portuguesa
PIBID
UFMT
SANTOS, Michael
Jhonatan Sousa – Bolsista Subprojeto da Licenciatura em Língua Portuguesa
PIBID UFMT
BELLO,
Denize Dall’ – Coordenadora do Subprojeto da Licenciatura em Língua Portuguesa
PIBID UFMT
(dallbello17@gmail.com)
O
homem pós-moderno vive e relaciona-se com os demais orientado pelo ideal homo
machinalis, por uma cultura do viver aceleradamente e, por isso, tende a
não ‘viver’, de fato, e, a não relacionar-se com os ambientes a sua volta no
sentido de envolvimento com o outro, posto que passa por eles sem
notá-los, apressadamente. Este comportamento maquiníco transparece em todas as
ações cotidianas dos indivíduos, como comer, dirigir, estudar e aprender. O
objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre esta forma mecânica de
construir relações com o entorno, observando em particular as relações
comunicacionais estabelecidas em ambiente de sala de aula. Neste sentido, o
presente texto não só nos ajudou a olhar as nossas próprias posturas, por
vezes, automática, como também nos auxiliou a pensar sobre alguns modos de
“desmecanização” dos padrões pré-programados que carregamos quando em situação
escolar. Ciro Marcondes diz que o caráter blindado não deixa passar nada de mim
para o outro e, na escola, ele se manifesta quando, por exemplo, ensinamos os
conteúdos de Língua Portuguesa tal qual uma máquina. Do nosso ponto de vista, só podemos aprender
e ensinar quando deixamos de ser máquinas, isto é, quando passamos a sentir as
pessoas, as circunstâncias e os ambientes. Em outras palavras, quando
aprendemos a refinar a nossa comunicação, a nossa atenção em relação ao outro.
Faz parte da prática do Subprojeto da Licenciatura em Língua Portuguesa – PIBID
Cuiabá manter reuniões de estudos voltados para a comunicação, a língua e o
corpo. Esta reflexão nasceu, portanto, da conjugação das leituras propostas a
nós, os bolsistas, do contato com os alunos durante as aulas da disciplina
Língua Portuguesa no 1° ano do Ensino Médio da escola Raimundo Pinheiro e do
nosso desejo de relacionar o que capturamos nestes dois diferentes ambientes.
PALAVRAS-CHAVE: Máquina; envolvimento;
comunicação.
CÂMERA FOTOGRÁFICA: A EXTENSÃO DO MEU CORPO
SALES, Fernanda Negro – Bolsista Subprojeto da Licenciatura
em Língua Portuguesa PIBID UFMT
SILVA, Neriely Dantas – Bolsista Subprojeto da Licenciatura
em Língua Portuguesa PIBID UFMT
BELLO, Denize Dall’ – Coordenadora do Subprojeto da
Licenciatura em Língua Portuguesa PIBID UFMT (dallbello17@gmail.com)
As descobertas científicas do século XXI têm mudado a
concepção do processo de tradução e interpretação das imagens “fotografadas”. A
representação que o sujeito faz das imagens tanto está vinculada às relações
estabelecidas entre os neurônios e seus impulsos que compõem o corpo, como
também às novas tecnologias de linguagem binária. Os sentidos não são partes,
nem estão completamente centralizados no cérebro; o corpo lê. A ideia é – num
primeiro momento - refletir sobre como são traduzidas as imagens construídas
pelo sujeito e como as metodologias e as máquinas trabalham para objetivar o
que a princípio é uma construção subjetiva. Para isso, nosso modo de agir
incluirá diversas leituras e percepções de teóricos da imagem e da comunicação.
Elegemos o contexto da Escola Raimundo Pinheiro, mais especificamente, alunos
do ensino médio, com quem no segundo semestre deste ano pretendemos desenvolver
oficinas de fotografia. Neste simples experimento utilizaremos o conceito de
imagem como uma simbolização individual e coletiva para desenvolver nos grupos,
a noção de que: a) a imagem não é um produto; b) vivemos o excesso das imagens
(tudo pode ser fotografado); c) a leitura de uma fotografia é tão variada
quanto são os leitores; d) certamente, o comportamento de excesso é estimulado
pela tecnologia; d) também escrevemos com luz; e) o corpo é produtor e receptor
de imagens. Esta proposta de trabalho em fase claramente inicial surgiu durante
as discussões do grupo de estudos do Subprojeto da Licenciatura em Língua
Portuguesa – PIBID\Cuiabá que tem como temas de interesse a comunicação, a
língua, a imagem, a cultura digital, entre outros. Podemos desde já assumir a
seguinte hipótese: talvez, e o mais importante que poderá ocorrer nestas
oficinas, será o de ensinar aos participantes e de também aprender com esta
prática o ato de se esvaziar da grande quantidade de imagens produzidas pela
cultura atual.
PALAVRAS-CHAVE: Corpo; imagem; excesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário